COMO SAIR DO ARMÁRIO EM 10 PASSOS

Por Décio Hernandez Di Giorgi

Sabe aquela conversa que você sempre quis ter com a sua família e nunca teve coragem de começar? Tem gente que acaba adiando eternamente. Seja por considerar que o assunto está implícito demais, seja porque não tem mais idade, saco, coragem, paciência, sei lá. Mas se você acha que deve, fale com eles logo, assim ninguém passa vontade - nem você de falar, nem eles de ouvir.

Passada uma certa idade, o rumo a ser tomado é problema seu. E ninguém melhor do que você para tratar desse assunto. Se já rolaram muitas coisas ou se as coisas ainda estão no comecinho, isso não faz diferença, porque o impacto é o mesmo. Agora é com você.

Dê uma lidinha no guia abaixo, que esclarece pontos básicos para você se dar bem no seu Dia de Sair do Armário:

1. Escolha o momento certo para ter "aquela conversa". Um dia de sol durante o almoço de família no domingo pode não ser uma boa idéia. Tente uma ocasião descontraída e menos família, quando vir que os interlocutores estão alegres e receptivos.

2. Mantenha-se calmo, afinal você demorou para tomar essa decisão e não pode se deixar trair por tremedeira. Relaxe, empine a cabeça e deixe a coisa rolar com calma, mas tome cuidado para não ser muito direto, por que aí a situação complica.

3. Adiante-se às reações dos seus pais, conduzindo a conversa do seu jeito. Leia a expressão deles e explore as brechas que aparecerem, falando daquilo que mais importa para você.

4. Na hora H, não deixe ninguém interrompê-lo, mas peça com educação - pode parecer atrevimento. Escolha as palavras mais amenas. Eles podem fazer caras feias, gritar e até mesmo sair da sala, mas não se abata. É a sua vida, não a deles.

5. Passado o susto do: "papai, eu sou gay", virão as perguntas - um verdadeiro interrogatório às vezes. Nessa altura, o clima pode esquentar e você deve manter a linha e a sua dignidade.

6. Saque se eles estão a fim de ouvi-lo mais e preserve sua intimidade. Se julgar correto, evite detalhes desnecessários, como o nome do seu namorado ou as boates que você freqüenta. Vai depender de você, mais do que deles.

7. Haverá represálias em alguns casos - alguns pais ameaçam com expulsão de casa e esperneiam feito crianças, gritando. Por isso, deixe uma malinha pronta e trate de avisar alguém que você pode aparecer por lá por um dia ou dois, dependendo do nível de stress.

8. Seja fiel à sua consciência, sempre. A única pessoa de quem você é inseparável é você mesmo. E nem pense em se arrepender, porque agora não há mais volta

9. Lembre-se que sua mãe sempre estará ao seu lado. Mãe é mãe. Muitas vezes, é dela o papel de porta-voz dos problemas da família.

10. Agora que você saiu do armário, coloque aquele modelito, Bi, e dê uma volta porque a noite é sua, e o mundo também!! Feliz Dia de Sair do Armário!!!

Fonte: http://www.ig.com.br

Nenhum comentário: